Por Pamela Silva
É inegável a revolução recente na maneira como as empresas lidam com a questão da integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões.. Da imagem negativa de departamento especializado em avaliação de riscosAvaliar a probabilidade e a severidade do dano. Probalidade x Impacto. Normalmente são avaliados em: baixo, médio, alto. e punições, passando a ser visto como a um parceiro importante para efetivação de negócios lucrativos, o compliance começa a ocupar um lugar de prestígio. O tema nunca esteve tão presente: nenhuma organização mais quer correr o riscoQuantificação e qualificação da incerteza, tanto no que diz respeito a perdas quanto aos ganhos, com relação aos acontecimentos planejados. É um desvio em relação ao esperado. É uma incerteza... de ser reconhecida como aquela que não adota boas práticas, e essa dinâmica inclui também ecossistema com o qual se relaciona. Afinal, é necessária a certeza de que se está contratando parceiros com aderência a uma cultura da integridade.
Esse movimento é global. No Brasil começou com o ruído dos escândalos de corrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de... e se intensificou mais recentemente, ganhando musculatura de forma mais silenciosa. Há uma mudança de mentalidade em curso, passando a cultura de integridade a ser reconhecida como um processo relevante dentro das empresas. Várias já exigem que seus parceiros de negócios adotem certificações que endossem o cumprimento das boas práticas de governança. Esse requerimento contribui para diminuir o risco de que tanto a empresa contratante quanto a contratada sejam envolvidas em situações ilícitas e fraudulentas. Além da questão criminal, a transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal. e a ética oferecem benefício às marcas e ajudam na melhoria de sua percepção pelos clientes.
Ponto de vulnerabilidade
Compliance é obrigação de todos. O mercado brasileiro está acordando para essa realidade, mas é preciso incentivo para que o movimento se torne uma prática constante e diária, superando o mero discurso. Multinacionais, empresas de capital aberto — que prestam contas ao mercado — e companhias em geral que atuam dentro de grandes cadeias de fornecimento têm exigido cada vez mais de todos os seus parceiros a comprovação de que atuam dentro dos princípios de conformidade.
Isso porque o modelo global de fornecimento abre um ponto potencialmente vulnerável para as operações dessas empresas: a possibilidade de que algum de seus parceiros não atue da forma éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral. e transparente. A preocupação é especialmente importante nas vendas governamentais, dada a possibilidade de ocorrência de práticas de corrupção ou de falta de transparência.
Normas, leis e certificações
A preocupação com o compliance já existe em uma série de normas e leis internacionais, que acabam servindo de parâmetro para as empresas desenvolverem suas políticas de conformidade. Exemplos são o Foreign Corruption Practice Act (FCPAA Lei de Práticas de Corrupção no Exterior norte - americana promulgada em 1977 , com dois principais grupos de disposições : um sobre pagamento de propinas a autoridades estrangeiras...), dos Estados Unidos; o UK Bribery Act (UKBA(UKBA): A lei anticorrupção do Reino Unido, promulgada em 2010, e que em uma tradução literal quer dizer "Ato contra o Suborno no Reino Unido". Disponível em: http://www.legislation.gov.uk/ukpga/2010/23/contents. Acesso em:...), do Reino Unido; e a Convenção de Combate à Corrupção de Agentes Públicos em Transações Comerciais Internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE): no combate mundial à corrupção, a OCDE desempenhou papel importante pois seus Estados membros firmaram a Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais... (OCDE). Essa tendência se materializou no Brasil com a Lei Brasileira Anticorrupção (Lei 12.846/13) e a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (leis 8.666/93 e 14.133/21). Além disso, as grandes empresas começam a exigir de seus parceiros comerciais certificações que endossem a sua integridade, selos que já existem no Brasil.
Não se trata mais uma questão apenas dos empreendimentos de grande porte, mas uma realidade muito presente para empresas médias e pequenas que, de alguma forma, se relacionem com as maiores. O que era diferencial no passado se transformou em pré-requisito para o início de qualquer relacionamento comercial. A recusa a negócios antiéticos e a demonstração da existência de códigos, políticas, controles, condutas adequadas prévias às negociações e certificações são condicionantes a propostas. Quem não seguir nessa jornada ficará fora do jogo.
Pamela Silva (pamela.silva@certigo.com.br) é sócia e fundadora da certificadora CertiGov
Publicado originalmente no site Capital Aberto e republicado aqui com a autorização da autora