A Controladoria-Geral da União (CGUControladoria Geral da União (CGU): é um órgão federativo de controle interno que atua na defesa do patrimônio e na transparência das receitas, despesas e atividades da gestão pública. Nos...) realizará, no dia 24 de outubro, o Seminário CTICC no marco da COP30 – TransparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal., IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. e Clima, no auditório da instituição, das 09h às 12h. O seminário integra as ações do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à CorrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de... (CTICC) e marca a preparação da CGU para as discussões da COP30.
O evento propõe uma reflexão sobre o papel da integridade e da transparência no enfrentamento às mudanças climáticas, reunindo especialistas e representantes de órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
A crise climática exige transformações estruturais nas formas de governança e de uso dos recursos públicos e naturais, tornando essencial a integração entre as agendas de transparência, integridade e combate à corrupção. Compromissos socioambientais precisam vir acompanhados de elevados padrões de prestação de contas, a fim de evitar desvios e fortalecer a confiança pública.
De modo a tratar desses assuntos, a programação inclui dois painéis. O primeiro, “Transparência, Integridade e Clima: uma agenda convergente”, será moderado por Patrícia Alvares de Azevedo Oliveira, Secretária de Integridade Pública da CGU, e contará com exposições de Lívia Oliveira Sobota (CGU), Mariana Barbosa Cirne (IDP) e Renato Morgado (Transparência Internacional).
O segundo painel, “Casos de sucesso em transparência e integridade de organizações públicas e privadas relacionados à mudança do clima”, será moderado por Ronald Balbe, Secretário Federal de Controle Interno da CGU, com apresentações de Sérgio Filgueiras de Paula (CGU), Caio Magri (Instituto Ethos) e Humberto Luciano Schloegl (MMA).
A programação inclui recepção com coffee às 9h, seguida das mesas de debate e espaço para perguntas.
Disponível originalmente no site da CGU.
Publicado na CompliancePME em 13 de outubro de 2025