Há uma grande quantidade de dinheiro circulando em organizações esportivas, em especial neste momento em que clubes de futebol se transformam em Sociedades Anônimas no Brasil. A Lei da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) instituiu a possibilidade de os clubes virarem sociedades anônimas há um ano. O Brasil já tem 24 SAFs criadas para as diversas divisões, sendo os casos mais relevantes os de três clubes grandes, como Cruzeiro, Vasco e Botafogo.

Essas mudanças dos clubes de futebol podem conduzir a um ambiente propício à corrupção, principalmente na ausência de regras claras de compliance e boa governança, explica a Fundação Getúlio Vargas. O tema será discutido em um webinar gratuito nesta quarta-feira (26) das 10h às 12h. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube (https://evento.fgv.br/compliancenoesporte/).

O evento Compliance no Esporte será conduzido pela FGV Educação Executiva e terá debates sobre as melhores práticas internacionais de compliance que podem servir de referência para investidores, organizações esportivas e torcedores. O objetivo é difundir conhecimento para a adoção de tais práticas, visando reduzir riscos de repetição dos escândalos sucessivos de corrupção que aconteceram no esporte nesses últimos anos.

Durante o encontro, os participantes vão tratar das transformações dos clubes de futebol em Sociedades Anônimas, resultando em uma grande quantidade de dinheiro fluindo em organizações esportivas. Tal cenário pode conduzir a um ambiente propício à corrupção, principalmente na ausência de regras claras de compliance e boa governança.

Participam do evento como palestrantes Eduardo Gussem, advogado, consultor especializado em Compliance e novos negócios, procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de 2017 a 2021; Eduardo Saad Diniz, professor da USP e do Programa de Integração da América Latina da USP, livre-docente em Criminologia pela USP e autor das obras Ética Negocial e Compliance (RT) e Vitimologia Corporativa (Tirant); Gonçalo Almeida, advogado, FIFA Master, professor de Pós-Graduação da Universidade Autônoma de Lisboa e da Universidade Europeia; e Andrei Kampff, jornalista e advogado, criador do Portal Lei em Campo e colunista no UOL. O moderador do evento é o professor Pedro Trengrouse, advogado e coordenador acadêmico do curso FGV/Fifa/Cies – Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes.

Publicada originalmente no Monitor Mercantil

Publicado na CompliancePME em 27 de outubro de 2022