Notícias
Publicado na CompliancePME em 9 de outubro de 2019

Por Carolina Marques, associada ComplianceME

 

No dia 5 de outubro aconteceu em João Pessoa a III Conferência de Compliance e Governança da Paraíba. Foi um dia totalmente dedicado a temas relacionados a empresas de pequeno e médio porte, bem como a empresas familiares e os pilares para a transformação das empresas.

Uma das palestrantes do evento foi a associada Carolina Marques que tratou do tema O Componente Humano como Alicerce para Implementação do Programa de Compliance, mostrando a necessidade de engajamento das pessoas que compõem as organizações para o efetivo desenvolvimento do Compliance e do Programa como um todo.

Trouxe também uma visão da necessidade de uma contratação de pessoas alinhadas com os valores da organização e da necessidade da área de Recursos Humanos, como uma parceira estratégica do negócio.

Ocorreram também debates relacionados a cases de empresas familiares da região Nordeste, como o caso trazido de Governança do Grupo Moura, a importância de controles internos nas mais diversas áreas e necessidade de um combate efetivo à corrupção.