“O início do complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... aconteceu a partir da grande depressão econômica da década de 1930, a maior crise financeira da história dos Estados Unidos, e que se espalhou pelo mundo. As empresas passaram a perceber que algumas informações precisavam ser publicizadas e as regras de compliance vieram estabelecer o que deve ser público, o que é correto, o que é conflito de interessesÉ um conjunto de condições nas quais o julgamento de um profissional a respeito de um interesse primário tende a ser influenciado indevidamente por um interesse secundário., o que não é. Começou no mercado financeiro, que é sempre quem lidera esse tipo de assunto”, explica Yoon Jung Kim, advogada, conselheira, consultora, escritora e palestrante, com especializações em sustentabilidade, economia circular e lei anticorrupçãoLei nº 12.846 / 2013): Conhecida como a Lei Anticorrupção e , no exterior , como The Clean Company Act ( Lei da Empresa Limpa ) promulgada em 1º de agosto....
Em suma, o trabalho do compliance é, basicamente, evitar que a empresa faça coisas erradas e que depois possa vir a ter que responder por estes erros. É um radar que fica ligado nos possíveis riscos e trabalha com 3 pilares: prevenção, repressão e correção.
E onde fica o compliance dentro de uma empresa? Na governança, ou seja, na letrinha G do ESGESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de.... A governança é um sistema maior, que engloba diversos outros pontos. De acordo com a definição do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança CorporativaÉ o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e...), “ela é formada por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral”. É o jeito como uma empresa governa, a forma como ela toma suas decisões, de que maneira ela pratica suas atividades.
“Muita gente também confunde compliance com governança porque uma das boas práticas da governança corporativa é ter um bom compliance que seja capaz de antever todos os riscos regulatórios e não deixar que nada de errado seja feito. Por exemplo: corrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de..., trabalho análogo à escravidão, infração de regulação ambiental ou trabalhista, entre outros”, observa Yoon.
E obviamente o guarda-chuva do ESG é bem mais amplo. Além da governança, onde o compliance está inserido, o ESG engloba processos que mensuram de que forma a sustentabilidade está sendo trabalhada, qual o impacto social da empresa, a equidadeCaracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas. Disponível em: https://www.ibgc.org.br/conhecimento/governanca-corporativa acesso em:06/04/2021..., os direitos humanos, o bem-estar da comunidade e funcionários.
“O compliance é evitar fazer errado; ESG é fazer o certo. A diferença parece tênue, mas é significativa. Compliance responde a riscos e obrigações regulatórias, enquanto ESG responde a pressões de investidores, consumidores e da sociedade. Compliance é um requisito mínimo; ESG vai muito além da conformidade legal”, resume Yoon.