Entenda como o compliance influencia na prática de um futebol mais justo e transparente

Atualmente, a vivência dentro do futebol não envolve apenas resultados, desempenhos e pontos positivos. Notícias sobre desafios no esporte estão cada vez mais frequentes, seja problemas internos em clubes, nas arquibancadas, ou até mesmo dentro de campo. Casos de racismo, manipulação de jogos, problemas econômicos, apostas, tudo isso forma um ecossistema caótico no futebol, e para isso, o compliance entra em ação.

O que é compliance?

Em resumo, compliance é um conjunto de normas que garante o comportamento correto e dentro da lei dos clubes, atletas, comissão técnica, entre outros envolvidos. Em outras palavras, isso significa:

  • Respeitar e seguir as leis do esporte, os códigos e normas internas dos clubes.
  • Evitar as complicações do futebol, como doping, manipulações e discriminação.
  • Desenvolver medidas para prevenção desses problemas, como canais de denúncias e treinamentos específicos relacionados ao assunto.

Todos esses tópicos possuem como objetivo transformar o ambiente do futebol em um lugar mais justo, transparente, responsável e inclusivo.

Benefícios

Os pontos positivos de aderir o compliance na rotina do futebol englobam aspectos internos e externos aos clubes, entre eles:

  • Melhoria na administração e transparência dos clubes, reduzindo riscos de corrupção e fraudes.
  • Aumento da credibilidade junto à torcida, patrocinadores e veículos de comunicação.
  • Prevenção de irregularidades, multas e processos, garantindo um ambiente justo e seguro.
  • Atrair patrocinadores e investidores, pois organizações bem geridas conseguem com mais facilidade.

Objetivos

Entre os diversos objetivos do compliance no futebol, pode-se destacar:

  1. Monitoramento e aplicação efetiva das normas
  2. Prevenção de condutas antiéticas
  3. Promoção de ações educativas e programas de capacitação
  4. Investigação e aplicação de penalidades
  5. Identificação, análise e controle de riscos

Movimento pela Integridade no Futebol

Um exemplo envolvendo compliance em prática no Brasil é o Movimento pela Integridade no Futebol, organizado em 2023 por 4 times brasileiros que contam com profissionais na área: Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, São Paulo e Vasco.

A iniciativa tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento do compliance no futebol brasileiro, além de contribuir para a evolução da gestão dos clubes com base nos conceitos de ética, transparência, inclusão e diversidade.

Exemplo no futebol internacional

Saber lidar com crises aplicando o compliance no dia a dia é fundamental para a evolução de um clube. Entre diversos exemplos espalhados pelo mundo, pode-se perceber a implementação do método de gerenciamento e promoção de justiça.

O “Calciopoli” foi o maior escândalo envolvendo manipulação de resultados e corrupção no Campeonato Italiano, em 2006. O principal clube prejudicado nessa história foi a Juventus. Nas investigações, foram encontradas conversas dos principais diretores do clube, Luciano Moggi e Antonio Giraudo, com chefes de arbitragem do país. Nesses diálogos, os representantes do clube selecionavam os árbitros que iriam atuar nas partidas de seu interesse.

Como punição, a Juventus perdeu os títulos de 2004/05 e 2005/06, e caiu para a Série B com pontuação negativa. Diante dessa situação, o time de Turim precisou se reerguer e reestruturar o clube e sua imagem no cenário futebolístico italiano. Dessa forma, o clube desenvolveu um projeto de mercado em conjunto com um projeto técnico, alinhado aos preceitos do compliance. Hoje, a Juventus é um dos grandes exemplos de administração e gerenciamento na Itália e na Europa.

Compliance e Direito Desportivo

A prática do compliance é fundamental no Direito Desportivo, pois ajuda a prevenir que os clubes se envolvam em situações mais graves, evitando, assim, a necessidade de intervenção da Justiça Desportiva e possíveis penalidades.

É um profissional de direito, estudante ou quer possuir conhecimento na área? O curso Direito Desportivo – do campo ao tribunal vai te proporcionar essa experiência. A formação oferece uma visão ampla e prática, com orientações de profissionais na área.

A estrutura do curso é composta por 4 aulas ao vivo pela plataforma do Zoom nos dias 28, 29 de julho, 04 e 05 de agosto, das 19h15 às 22h. Além disso,o curso trará uma quinta aula, no formato gravada, já disponível no lançamento do curso.

Texto de Maria Heloisa Pinzetta

Disponível originalmente no site Lei em Campo. Publicado na CompliancePME em 30 de julho de 2025