Notícias

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou no dia 22 de agosto um decreto instituindo o Programa de Integridade Pública no âmbito da Administração direta, autárquica e fundacional do Estado. O programa é um conjunto de medidas institucionais voltadas para prevenção, detecção e remediação de fraudes, atos de corrupção, conflitos de interesses e desvios de conduta, em apoio à boa governança.

A assinatura do decreto ocorreu durante a 4ª edição do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, promovido pela a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, realizada em Salvador.

Segundo o texto, servidores de órgãos e entidades estaduais deverão atribuir a unidades novas ou existentes as competências correspondentes a processos e funções como promoção da ética e de regras de conduta para servidores; promoção da transparência ativa e do acesso à informação; tratamento de conflitos de interesses e nepotismo; tratamento de denúncias; verificação do funcionamento de controles internos e do cumprimento de recomendações de auditoria; e implementação de procedimentos de responsabilização e remediação de ilícitos. A Controladoria Geral do Estado irá monitorar a execução das medidas pelos órgãos e entidades.

 

Veja a minuta do decreto aqui: https://www.compliancepme.com.br/site/wp-content/uploads/2019/08/art20190822-04.pdf

Publicado na CompliancePME em 29 de agosto de 2019