Nesta terça-feira (7), o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, se reuniu com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O principal objetivo das reuniões foi aprofundar o diálogo entre as instituições para o desenvolvimento de ações voltadas para a integridade, transparência e combate à corrupção.

Os diálogos conduzidos entre o ministro Vinícius de Carvalho e o presidente João Pedro Nascimento ressaltam a importância da cooperação entre instituições governamentais e reguladoras. Para o ministro da CGU, essa colaboração é essencial para promover uma gestão pública mais transparente e íntegra, garantindo a eficiência dos mecanismos de controle e fiscalização.

CGU e CVM avançarão nas tratativas para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nos próximos meses, visando fortalecer ainda mais os laços entre as instituições

“A cooperação entre instituições é o caminho para aproveitarmos a força de cada organização em prol de objetivos comuns: o de promover gestão pública mais transparente e íntegra, e de prevenir e combater a corrupção”, ressaltou o ministro da CGU.

A partir do encontro, CGU e CVM avançarão nas tratativas para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nos próximos meses, visando fortalecer ainda mais os laços entre as instituições. O acordo possibilitará a troca boas práticas em investigações e em temas como fomento à integridade do setor privado, além de viabilizar o compartilhamento de informações para o fortalecimento da capacidade de detecção de ilícitos.

A união de esforços entre a CGU e órgãos como CVM e Banco Central demonstra o compromisso conjunto em promover uma administração pública transparente, íntegra e responsável.

Disponível originalmente no site da CGU. Publicado na CompliancePME em 16 de maio de 2024