Notícias

No dia 29 de agosto, ocorreu o Seminário de Compliance e Gestão Jurídica, promovido pela Intelijur – Inteligência Jurídica, no Hotel Bourbon, localizado no centro da cidade de Curitiba.

Após a abertura realizada por Sara Cristina De Lima Correa Dieguez, sócia da Intelijur, e breves falas de José Nilton Alcantara, CEO de Intelijur, foi aberto o primeiro painel sobre “Gestão jurídica na visão das empresas”, que contou com Alfredo Santana, Diretor do Departamento Jurídico e de Compliance do Grupo Volvo da América Latina e Lorenza Gloger, Diretora Jurídica da Positivo Tecnologia.

Alfredo explicou brevemente sobre a reestruturação realizada no departamento jurídico e como a nova forma de gerir o atendimento ao cliente interno pelo jurídico alterou a forma do advogado interno em trabalhar, destacando a importância do jurídico ser parceiro do negócio e do departamento ter metas e controle de satisfação de seu atendimento.

Lorenza nos trouxe a informação de que muitos líderes de departamentos jurídicos muitas vezes não são advogados e que essa informação é um diagnóstico da necessidade dos advogados atuais serem disruptivos e buscarem entender mais do que apenas do direito material; que só isso atualmente não é mais suficiente para atender clientes (internos ou externos) em um mundo altamente tecnológico e ágil.

O segundo painel, “ Gestão jurídica na visão dos especialistas”, contou com Filipe Kuster, Diretor de Projetos do Kuster Machado Advogados, Murilo Kaled Jovtei, Diretor Geral da LawVision, Natal Baril, Sócio da Baril Advogados Associados e Godofredo Souza Dantas, Sócio da Advogacia Souza Dantas.

Neste painel os palestrantes compartilharam suas experiências em campos específicos de atuação como policy e advocacy, como a evolução do serviço de lobby; analytics aplicado à advocacia, como forma de melhor gestão de equipes e de processos judiciais; compliance em escritórios de advocacia e o panorama geral da legislação de compliance na América Latina.

Após o almoço, contamos com a palestra do Procurador da República e Coordenador da Lava-jato Deltan Dallagnol e da Procuradora da República e Integrante da Lava Jato em São Paulo, Thaméa Danelon, sobre “O combate à corrupção no Brasil”.

Deltan nos serviu com um discurso inspirador contando sua história pessoal no combate à corrupção, que até o sucesso da lava-jato, foi marcado por poucas vitórias e baixos resultados; como o ciclo vicioso da corrupção na política prejudica o nosso país e impede o envolvimento de pessoas capazes de fazer a diferença e como as empresas e os profissionais de compliance, enquanto cidadãos e profissionais atuantes na iniciativa privada possuem responsabilidade em contribuir com a mudança deste ambiente.

Deltan finalizou sua palestra promovendo a iniciativa “Novas Medidas Contra a Corrupção”, um trabalho desenvolvido pela Transparência Internacional em Parceria com a Fundação Getúlio Vargas que renovou, ampliou e fundamentou em centenas de páginas sugestões de alterações legislativas que ajudarão ao combate à corrupção (aderimos à Campanha neste post, clique aqui).

Thaméa nos apresentou números assustadores sobre a impunidade no Brasil, como o que R$ 200 BILHÕES de reais já foram desviados do Brasil e como esse número é maior do que o PIB de alguns países no mundo. Elencou as possíveis causas da ineficiência da justiça criminal brasileira, dentre elas a imensa possibilidade de recursos (o que foi prontamente questionado por um advogado na plateia), dentre tantos outros elementos de nosso sistema judicial.

No último painel, Compliance Officers de grandes empresas compartilharam suas visões e experiências no compliance de grandes organizações. Ouvimos atentamente Jafte Fagundes, Vice-Presidente Jurídico e de Compliance da Neodent, Fabiana Freitas, Diretora Jurídica do Grupo Boticário, Rogério Moleiro, Direto de Ética & Compliance da Philip Morris Brasil e João Carlos Orzzi, Vice Presidente de Governança, Riscos e Compliance da Vexia.

Na opinião da redação da CompliancePME, o último painel sem dúvida foi o mais rico em termos de compartilhamento de conteúdo e aprendizados. Jafte, da Neodent nos contou, com detalhes e ilustrações, o processo perfeito de homologação de um fornecedor imperfeito e como ele descobriu uma fraude que envolvia alguns funcionários de confiança da empresa, o que permitiu certamente que o público identificasse riscos semelhantes em suas empresas.

O Boticário, por meio de sua inspiradora Diretora Jurídica Fabiana Freitas, deixou claro como a organização se preocupa com a propagação de seus valores e como o compliance acaba fazendo parte de uma rede de departamentos de controle, riscos e gestão necessários para garantir a manutenção desses valores na cultura da empresa, seu cumprimento e constante melhoria.

Encerrado o evento com gostinho de quero mais, o público, que lotou o espaço de eventos do Hotel Bourbon, certamente voltou para seus escritórios inspirados e fazer um pouco mais para mudar suas realidades e promover integridade em suas relações pessoais e empresariais.

A CompliancePME agradece o convite da Intelijur em cobrir este evento de extrema importância para os departamentos jurídicos e de compliance brasileiros.

Camila Gullo

Pós-graduada em Petróleo e Gás pela UFRJ. Advogada no Rio de Janeiro. Fundadora da plataforma CompliancePME. Pós-graduanda do LL.M. em Direito e Prática Empresarial pelo CEU Law School.

e-mail: camila.gullo@ribeirodaluz.com.br | LinkedIn

Publicado na CompliancePME em 4 de setembro de 2018