TST condena empresa em R$ 4 milhões por assédio eleitoral pró-Bolsonaro em 2022

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma empresa agroflorestal do Pará a pagar 4 milhões de reais por coação política no segundo turno das eleições de 2022. Segundo o Ministério Público do Trabalho, os funcionários da Mejer, uma das maiores empresas do setor de palma do País, estariam sendo induzidos a votar…

Compliance preditivo: a nova geração dos programas de integridade

Durante anos, o compliance funcionou como o freio de emergência das organizações. Entrava em ação quando algo dava errado, um desvio, uma denúncia, uma investigação. Era o guardião das regras, mas raramente o intérprete dos sinais. O problema é que, em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, a conformidade reativa já não basta.…

Duelo entre Popó e Wanderlei termina em briga generalizada

O duelo entre Popó Freitas e Wanderlei Silva não terminou da forma esperada pelos espectadores. Neste sábado, os dois lutadores se enfrentaram no combate principal do Spaten Fight Night, em São Paulo. A luta estava prevista para oito rounds, no entanto, Wand foi advertido em três momentos do embate e o confronto terminou no quarto…

AI vs. The Creator Economy: Will Meta’s Vibes and Sora 2 Kill the Influencer Star?

AI Enters the Creator Arena. Meta’s Vibes and OpenAI’s Sora 2 introduce AI-generated social video feeds that challenge human-made content. Authenticity Still Wins. Audiences crave real voices and perspectives, making AI’s inauthenticity a weak substitute for true creators. Selective Disruption Ahead. While models and brand spokespeople face real risk, creators with originality and loyal audiences…

Estamos mesmo levando o Jogo Responsável a sério?

Na última semana, tive o prazer de participar novamente de um painel da BIS, desta vez em Brasília, onde tudo acontece. Falei novamente sobre a importância de tratar o Jogo Responsável com seriedade e não como um rodapé de comercial ou de post publicitário. Então, fica a pergunta: estamos realmente tratando o Jogo Responsável como…

O silêncio corporativo que adoece

Passados cinco anos da primeira edição da pesquisa Trabalho Sem Assédio, Think Eva e LinkedIn voltam a campo em 2025 para mapear o cenário do assédio sexual e moral no ambiente profissional brasileiro. O novo levantamento, que ouviu mais de 3 mil pessoas em todo o país, expõe uma ferida que o discurso corporativo ainda…

Reforma nas regras: trabalho escravo e o impacto na Nova Lei de Licitações

Por Aurora Barros* O combate ao trabalho escravo e análogo à escravidão permanece como um dos maiores desafios da sociedade brasileira contemporânea. A atuação estatal, especialmente por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem se intensificado com instrumentos normativos e administrativos que visam não apenas identificar e punir os infratores, mas também induzir…

Quando a demissão vira manchete

O mês de setembro foi marcado por uma notícia de grande repercussão: o banco Itaú, o mais lucrativo do Brasil, anunciou a demissão de cerca de mil funcionários que atuavam em regime de trabalho remoto. Em nota, o banco justificou os cortes como resultado de uma “revisão criteriosa”, destacando a quebra de confiança como fator…

Marcas e instituições reforçam mobilização contra o assédio

Uma pesquisa recente apontou que 75% das mulheres das 10 maiores cidades do Brasil já sofreram assédio sexual. Os dados são do estudo Mulheres 2025, feita pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). Locais públicos como ruas, praças, parques, praias, transporte público e carros de aplicativos…

Consultoria admite uso de IA em relatório e devolve U$ 440 mil ao governo da Austrália

Considerada uma das maiores consultorias globais de tecnologia, a Deloitte terá que devolver 440 mil dólares ao governo da Austrália após admitir ter utilizado em um relatório entregue com diversos erros. A denúncia veio à tona depois que um senador trabalhista acusou a empresa de sofrer de um “sério problema de inteligência humana”. A informação…

Levantamento revela aumento de ações por assédio religioso no trabalho

Um levantamento realizado com dados do TST (Tribunal Superior do Trabalho) mostra que os processos envolvendo assédio religioso no trabalho cresceram nos últimos dois anos. Em 2023, foram identificados dois acórdãos sobre o tema, número que saltou para cinco em 2024. Neste ano, até o final de agosto, mais dois casos foram contabilizados. O mapeamento,…