Os nove sinais que antecedem um escândalo

Entre os três pilares do ESG, o “G” é aquele sobre o qual temos maior influência direta. Paradoxalmente, é também o que falha com regularidade impressionante. Ambiente e social lidam com externalidades, métricas imperfeitas, políticas públicas e cadeias complexas. Governança não. Em empresas privadas, é risco praticamente porteira para dentro: cultura, incentivos e decisões internas.…

Genderwashing e desafios do enfrentamento à violência de gênero no trabalho

Na virada de um ano que se inicia, é comum que as pessoas façam balanços sobre o que houve de negativo e positivo no período que se encerra. Em termos coletivos, podemos nos perguntar como foi o ano de 2025 para as mulheres de nossa sociedade. Definitivamente, não foi um ano bom. Assistimos, estarrecidas, a…

Publicada norma técnica brasileira sobre sistemas de gestão de compliance tributário

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, nesta semana, a ABNT NBR 17301 – Sistemas de gestão de compliance tributário: Requisitos com orientações para uso, um marco inédito para o ambiente tributário brasileiro. A norma nasceu de uma solicitação da Receita Federal à ABNT, no contexto do Programa Confia, e representa o avanço mais estruturado já…

S&P rebaixa rating do BRB após investigação do caso Master

O banco BRB teve seus ratings de crédito de longo e curto prazo rebaixados pela S&P Global Ratings de “BB para B“, diante de pressões sobre o capital regulatório e da persistência de riscos reputacionais associados a investigações em curso sobre a relação com o Banco Master. A agência manteve a perspectiva negativa, indicando a…

CGU promove seminário internacional sobre combate à corrupção em transações comerciais

A Controladoria-Geral da União (CGU), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizará o seminário “Integridade Além das Fronteiras: O Combate à Corrupção nas Transações Comerciais Internacionais”. O evento acontecerá no dia 26 de fevereiro de 2026, na nova…

PL 686/25: compliance pode isentar empresas de responsabilidade por atos ilícitos

Em análise pela CCJ da Câmara dos Deputados, o PL 686/2025[1], de autoria do deputado Max Lemos (PDT-RJ), propõe uma mudança significativa no regime de responsabilização de pessoas jurídicas no Brasil. A proposta institui critérios específicos e cumulativos para que empresas possam ser excluídas da responsabilização por atos ilícitos praticados por seus colaboradores ou dirigentes,…

Brasil consolida protagonismo internacional em integridade no setor privado

Reconhecimento em relatórios da ONU e da OCDE reforça a atuação da CGU e o papel do Brasil como referência global no combate à corrupção empresarial Publicações recentes de organismos internacionais como o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reforçam o papel…

A era da geopolítica do compliance e o futuro da segurança jurídica

O início de 2026 trouxe um retorno abrupto de um elemento que muitos imaginavam superado: a política de poder clássica. A captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, sob a narrativa de combate ao narcoterrorismo, e as sinalizações posteriores sobre a possibilidade de controle norte-americano sobre a Groenlândia recolocaram o mapa no centro do Direito.…

Como o Compliance virou sinônimo de vantagem competitiva

Por Elaine Bimbato* O termo Compliance (em português, conformidade) já deixou de ser uma mera tendência ou um custo operacional para se firmar como um pilar estratégico e ético indispensável no cenário empresarial brasileiro. A pesquisa “Future of Controls” da Deloitte mostra que 58% das grandes empresas no Brasil já possuem seus controles de riscos…

Saiba como grandes marcas apostam em transparência socioambiental como diferencial competitivo no varejo

O varejo brasileiro passa por uma reconfiguração impulsionada pelo comportamento de consumidores cada vez mais exigentes. Transparência, ética e prática socioambiental deixaram de ser atributos complementares e passaram a orientar decisões de compra e mudar decisões estratégicas para grandes varejistas. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), 95% dos consumidores dão preferência a…