“Toda empresa deveria se preocupar com o tema “integridade”, independente do seu tamanho.”

Entrevista: Renata Oliveira de Rezende, Gerente LATAM Jurídica e de Compliance, na Harsco Metals & Minerals. O projeto CompliancePME tem como missão viabilizar a implantação efetiva de programas de integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras. Por isso, é importante conhecer experiências de sucesso e aproximar profissionais interessados em trocar informações. Nessa entrevista, conheça Renata…

Contratação de empresa punida

A Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), a crescente tendência de novas leis exigirem a existência de um (efetivo) Programa de Compliance das empresas que contratarem com a Administração Pública, e a Resolução BACEN nº 4595 de 2017, que dispõe sobre políticas de conformidade em instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN, bem como…

Nossa experiência no 2º encontro sobre ética nos negócios parte 2

A CompliancePME foi apoiadora institucional do “2º Encontro sobre Ética nos negócios” promovido pelo Espaço Ética, que aconteceu no último dia 27 de novembro, no Centro Empresarial World Trade Center, em São Paulo, tendo tido como tema principal a ética corporativa e contado com palestrantes conceituados da área de filosofia e de negócios. Como o…

Entrevista com Clóvis de Barros

O projeto CompliancePME tem como missão viabilizar a implantação efetiva de programas de integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras. Para isso acontecer, entendemos necessário que os pequenos e médios empresários conheçam a visão das grandes empresas, pois o que você acha que é necessário e importante (e o que não é) no seu programa…

Entrevista com Andréia Santos sobre a nova LGPD

O projeto CompliancePME tem como missão viabilizar a implantação efetiva de programas de integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras. Para isso acontecer, entendemos necessário que os pequenos e médios empresários conheçam a visão das grandes empresas, pois o que você acha que é necessário e importante (e o que não é) no seu programa…

Nossa experiência no 2º Encontro sobre Ética nos Negócios

A CompliancePME foi apoiadora institucional do “2º Encontro sobre Ética nos negócios” promovido pelo Espaço Ética, que aconteceu no último dia 27 de novembro, no Centro Empresarial World Trade Center, em São Paulo, tendo tido como tema principal ética corporativa e contado com palestrantes conceituados da área de filosofia e de negócios. Chegamos bem cedo,…

Nossa experiência no encontro do CWC

No dia 19/11/2018, a CompliancePME, junto com o Compliance Women Committee (CWC) promoveu uma palestra sobre ‘’Compliance nas pequenas e médias empresas’’, no Centro de Aprofundamento e Desenvolvimento Profissional (CADP), no Centro do Rio de Janeiro. O foco dos debates foi em como implementar, de forma eficaz, os programas de integridade nas PME’s, levando em…

Entrevistando Compliance Officers – Daniele Pescadinha

O projeto CompliancePME tem como missão viabilizar a implantação efetiva de programas de integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras. Para isso acontecer, entendemos necessário que os pequenos e médios empresários conheçam a visão das grandes empresas, pois o que você acha que é necessário e importante (e o que não é) no seu programa…

CompliancePME na Semana Pró-PME do Estadão

Nos dias 26 e 27 de setembro, a nossa equipe esteve na Semana Pró-PME, organizada pelo EstadãoPME, em São Paulo. O evento contou com painéis de debates com figuras ilustres de empresas que vem se destacando no mercado como a Vtex, Dafiti, Petz, WeWork, Easy táxi, Dr. Consulta entre outras. Além das palestras, o evento…

Eleições, financiamento de campanhas e Compliance

Nesse domingo (7), teremos eleições em nosso país. Analisando o cenário político ao qual estamos submetidos hoje, não há dúvidas de que será um momento decisivo para nossa sociedade. Mas, afinal, o que o Compliance tem a ver com tudo isso? E em que você, empresário ou gestor, deve estar atento nessas eleições? Essas serão…

A importância da contabilidade para as PMEs

A partir do momento em que o homem passou a acumular bens e produzir patrimônio, surgiu a necessidade de se registrar e gerenciar essas mutações patrimoniais, de maneira a preserva-las para a posteridade. Trata-se de ciência dinâmica, a serviço da sociedade. Dentre seus principais objetivos, a contabilidade dedica-se ao estudo do patrimônio das entidades, auxilia…

A roleta-russa dos investimentos em Startups (sem Compliance)

A maioria dos fundadores das Startups tem pressa no crescimento e sede de investimentos, e muitas vezes, por conta disso, não tomam as cautelas necessárias a uma operação de aporte e investimento em suas empresas. É crucial para o empreendedor estar apto a receber apoio financeiro para sua atividade, mas essa captação de investimentos deve…

Entrevistando Compliance Officers – Anna Carvalho

O projeto CompliancePME tem como missão viabilizar a implantação efetiva de programas de integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras.  Para isso acontecer, entendemos necessário que os pequenos e médios empresários conheçam a visão das grandes empresas, pois o que você acha que é necessário e importante (e o que não é) no seu programa…

Os desafios do CompliancePME para 2018

A CompliancePME tem muitos objetivos para o ano de 2018. Viabilizar ferramentas para implementação de programas de Compliance, gerar conscientização, gerar protagonismo na PME e colaboração entre as grandes empresas e o pequeno e médio empresário.

Fórum CompliancePME

No fórum, tivemos como objetivo identificar o que se espera do PME no que concerne ao Compliance e conversar com um público composto de advogados, Compliance officers e grandes empresários para, justamente, entender o que esse perfil empreendedor espera de sua cadeia colaborativa que inclui as PMES.

O que é compliance?

Você sabe o que é Compliance? Nesse vídeo de 1 minuto, a consultora Claudia Pitta explica o conceito de forma bem prática e ainda compara Compliance e Integridade, mostrando no que os termos diferem. Não deixe de conferir!  

Palestra: Compliance para Pequenas e Médias Empresas

A Associação Comercial de São Paulo – ACSP, por intermédio do Conselho do Setor de Serviços, juntamente com a CompliancePME, oferece esta palestra em São Paulo. O objetivo é, de forma clara e objetiva, orientar e explicar como a adoção de Compliance pode tornar-se uma importante ferramenta de competitividade e sustentabilidade para as empresas de pequeno e médio porte.

Compliance da Realeza Britânica

Em 1° de Junho de 2018 foi divulgado pelo Jornal Britânico Express que a Duquesa Meghan Markle e o Príncipe Harry estavam devolvendo sete milhões de libras esterlinas em presentes de casamento. Isso aconteceu porque a família real britânica possui regras muito rigorosas acerca do tema, estabelecidas em conjunto ao parlamento britânico, que proíbe qualquer membro…

O compliance do ponto de vista mercadológico

As grandes empresas acabam por serem percursoras de muitos hábitos corporativos para as PMES. Nos programas de integridade, a lógica acaba se seguindo. Nas empresas de grande porte, os programas de Compliance já são uma realidade há um tempo. Portanto, as mesmas já passam a exigir de seus parceiros, fornecedores e colaboradores a mesma realidade.

O compliance do ponto de vista ético

Um programa de Compliance não surge e não tem como objetivo servir como mais um conjunto de condutas obrigatórias. Mais do que isso, um programa de Compliance tem como fundamento criar uma cultura ética para que o combate a corrupção, por exemplo, seja algo natural devido o entendimento de todos os colaboradores daquela empresa na…

O compliance do ponto de vista legal

Do ponto de vista legal, o caráter legislativo vem evoluindo gradativamente ao longo dos últimos anos levando a uma nova realidade onde um programa de Compliance torna-se cada vez mais importante. Desde a lei federal anticorrupção 12.846/13 as leis estaduais, tudo tem se convergido para a necessidade um programa de Compliance para as empresas de…

Nosso material ebook + site

Nessa fase 1 do projeto, disponibilizaremos materiais para o PME entender o assunto de forma mais simples. Tudo gratuito. Conheça nosso ebook com dicas práticas e de leitura fácil e fluida sobre o assunto.

Como trabalhar compliance nas empresas com limitações financeiras?

No evento de lançamento da CompliancePME, onde contamos com a presença de Compliance Officers e representantes de grandes organizações (veja vídeo do evento aqui), identificamos a limitação financeira como um dos problemas de implementação de compliance nas pequenas e médias empresas brasileiras. Então como vamos promover a sustentabilidade das empresas com compliance diante dos escassos…

A ideia do CompliancePME

Como abordar um tema tão importante como o Compliance de forma mais clara e que aproxime o pequeno e médio empreendedor? A linguagem deve ser compatível com o público que queremos atingir. Essa é a ideia do projeto CompliancePME. Nos aproximar das PMES e ‘’traduzir’’ para eles um ramo tão essencial mas muitas vezes foge…

CompliancePME – Compliance Descomplicado

A CompliancePME surgiu de uma necessidade de mercado de se falar com o pequeno e médio empreendedor sobre Compliance. Os pequenos e médio empresários precisam se adaptar o quanto antes as novas necessidades do mercado, inclusive no que tange a um programa de Compliance e integridade.  

Campanha “Unidos contra a corrupção” apresenta propostas em ano eleitoral

Lançada no dia 5 de junho, a campanha “Unidos contra a corrupção” é coordenada por uma coalizão de organizações e movimentos sem vínculos partidários e conta com o apoio de diversas instituições e pessoas de diferentes opiniões e ideologias. No site http://unidoscontraacorrupcao.org.br estão 70 medidas contra a corrupção divididas em 12 blocos, que foram escritas por…

Evento discute Compliance e Governança na Saúde

No dia 17 de maio, ocorreu o ciclo de palestras sobre Compliance e Governança na Saúde, promovido pelo INLAGS _ Instituto Latino Americano de Gestão em Saúde, no Rio de Janeiro, que contou com a presença de profissionais de destaque da iniciativa privada do mercado de saúde, além de representantes do judiciário, da ANS e…

Entrevistando Compliance Officers: José Moscati, da ACCENTURE

O projeto CompliancePME tem como missão viabilizar a implantação efetiva de programas de integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras. Para isso acontecer, entendemos necessário que os pequenos e médios empresários conheçam a visão das grandes empresas, pois o que você acha que é necessário e importante (e o que não é) no seu programa…

Fórum reúne profissionais para discussão de Compliance nas PMEs

No dia 20 de abril, profissionais de várias áreas interessados no tema Compliance se reuniram para uma manhã de discussões produtivas na sede da CEU – Escola de Direito, em São Paulo. Durante Fórum Compliance: O desafio de implementação de compliance nas pequenas e médias empresas foram debatidos os desafios enfrentados na gestão da cadeia de…

Entrevistando Compliance Officers: Daniele Lopes, da BBRAUN

O projeto CompliancePME tem como missão viabilizar a implantação efetiva de programas de integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras. Para isso acontecer, entendemos necessário que os pequenos e médios empresários conheçam a visão das grandes empresas, pois o que você acha que é necessário e importante (e o que não é) no seu programa…

O que é responsabilidade objetiva?

Em curtas linhas, responsabilidade civil é o instituto jurídico que trata da forma de reparar danos causados a alguém. Toda vez que alguém sofrer um dano considerado injusto, será através do estudo da responsabilidade civil que se chegará à uma decisão a respeito da obrigação de indenizar, da forma e do valor da indenização. No…

Introdução ao Compliance Concorrencial

A ideia de compliance vai muito além da Lei Anticorrupção (12.846/13). Isto é, levando em consideração que esta Lei apenas trata sobre relações entre empresas privadas e a Administração Pública, como ficam as relações entre essas empresas privadas e seus parceiros comerciais? Seus concorrentes? Seus clientes? Estas interações ficam de fora do assunto compliance? Embora…

Compliance Digital – os benefícios da implementação

Dentro do cenário mundial de combate à corrupção, é uma necessidade atual de toda empresa (i) zelar pela imagem limpa e desvinculada de atitudes ilícitas pautando-se por elevados padrões éticos e morais; (ii) manter as informações seguras; (iii) mostrar, e comprovar, para o mercado que “está em Compliance”. Isto porque, todos os agentes da sociedade,…

Compliance Empresarial e suas subdivisões

Presente no cotidiano das empresas norte americanas e europeias há alguns bons anos, no Brasil o assunto Compliance ganhou corpo após os desdobramentos da Operação Lava Jato, capitaneada pela Polícia Federal. Diante dessa realidade, muitos executivos e gestores de departamentos jurídicos se viram em uma situação inusitada: o que é isso e por onde eu…

O que a PME precisa saber sobre governança corporativa?

É comum escutarmos que governança corporativa é um assunto para companhias abertas ou empresas de grande porte. Mas essa é uma percepção equivocada. Governança corporativa é um conjunto de mecanismos adotados por uma organização visando a maximizar o retorno econômico para os sócios, assegurar a longevidade do negócio e promover a geração de valor para…